Início / Blog / Porque as experiências junto à Natureza nos ensinam a viver melhor

Porque as experiências junto à Natureza nos ensinam a viver melhor

Falo em meu nome e da minha esposa, Vanessa, e começo esse texto falando sobre como foi, e tem sido, importante a nossa reaproximação com a Natureza nos últimos anos.

Depois que compramos nossa propriedade rural na Serra da Mantiqueira, que pouco tempo depois veio a ser a sede da Agro Jasmim, percebemos um ganho enorme de qualidade de vida. Não aquela qualidade de vida que todos falam e associam a uma caminhada ou dormir melhor, mas muito mais profundo.

Claro que caminhamos bastante e dormimos muito melhor junto à Natureza do que em meio aos barulhos dos grandes centros urbanos. Sem pessoas gritando, buzinas ou sons de motores, sem medo da violência ou excessivamente atento no trânsito.

E não falo dos momentos em que as pessoas mais se preocupam em se filmar ou documentar que estiveram lá. Falo em experiência como experimentação, vivência.

Colocar os pés nas águas de um ribeirão; ouvir os sons dos pássaros, águas e folhas ao vento; perceber a pele ser aquecida pelo sol e, repentinamente, se refrescar no microclima fresco e úmido da Mata Atlântica; beber e se lavar na água mineral diretamente obtida de uma nascente; plantar e colher, mesmo que um único pé de tempero.

Aprendemos a observar atentamente e naturalmente, o quanto isso aumentou nossa criatividade associada à capacidade de atenção. Com os cinco sentidos aguçados, as experiências passaram a ser mais intensas e prazerosas.

Entender e se conectar aos ritmos e horários da Natureza, nos permitiu desacelerar, o que não significa ficar lento ou improdutivo, mas utilizar a energia de maneira adequada, sem desperdício ou irritação.

Mais profundo de tudo, sentimos uma melhora ou aprofundamento no sentido da vida. As coisas se conectam, nos entendemos parte de algo e como todos os seres formam um ecossistema único, rico e resiliente. O amanhecer tem um sabor diferente e o anoitecer traz uma sensação de conclusão sem rupturas, com uma continuidade infinita.

Tão logo nos demos conta dessa riqueza de valor incalculável, abrimos os portões da propriedade para que outras pessoas pudessem experimentar essas mesmas sensações, mesmo que por poucas horas.

Observar a reação desses visitantes e suas transformações tem sido tão gratificante que nos tem levado a desenvolver novas formas de criar essas interações.

Já ouvimos histórias de pessoas que se sentaram em frente ao córrego e se puseram a chorar em um momento de catarse; vimos um pai entrar no ribeirão com seu filho em pleno inverno porque a criança simplesmente se maravilhou com a oportunidade; pessoas entenderem os porquês da escassez de alguns ingredientes naturais e, com isso, seu verdadeiro valor; pessoas paralisadas simplesmente admirando e sentindo; idosos caminharem morro acima com tanta alegria por estarem abraçados pela vista deslumbrante.

São histórias, ou pequenas frações de histórias que nunca mais vão se perder. Podem não terem sido registradas por fotos nem postadas nas mídias sociais, mas ficaram tão fortemente gravadas dentro das pessoas que as viveram que não serão esquecidas.

São momentos tão marcantes, verdadeiros e legítimos, que transformaram algo muito íntimo, trouxeram um prazer genuíno e profundo, reviveram a natureza que há dentro de nós, porque somos parte dessa mesma natureza.

Talvez seja isso. As experiências junto à Natureza nos ensinam a viver melhor porque são capazes de nos reconectar com nossa própria essência, lembrando nosso organismo e nossa mente que somos todos partes de um mesmo sistema.

Sobre o autor:

André Lorenzetti

André Lorenzetti

Sócio da Agro Jasmim

Copyright © Agro Jasmim. Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Pixelab.

×

Você tem alguma dúvida?
Clique na foto abaixo e converse com a nossa equipe pelo WhatsApp.

×