Nome científico: Baccharis dracunculifolia
Nomes populares: Alecrim do Campo, Alecrim do Cerrado, Vassourinha.
Modo de extração: destilação a vapor das folhas e ramos.
Principais finalidades: o Alecrim do Campo é a planta utilizada pelas abelhas para produção do própolis verde. Poderoso regenerador e fortalecedor do sistema imunológico, antisséptico, antifúngico, cicatrizante e agente na prevenção e tratamento de lesões gástricas. No campo emocional e comportamental, atua no processo de desbloquear emoções contidas, auxiliando a pessoa a se perceber verdadeiramente e exteriorizar corretamente seus valores e características, quando não há vitimização por parte da própria pessoa.
No ambiente: pouco utilizado no ambiente, traz um aroma intenso de mata e própolis.
Uso em cosméticos: de aroma intenso que lembra o própolis, usado para peles ressecadas ou envelhecidas, feridas, estrias, coceiras, psoríase, acnes e outras situações cutâneas. Idealmente combinado com outros óleos essenciais para harmonizar o perfume.
Alguns modos de usar: em cosméticos, difusores pessoais (colar ou pingente), em cremes terapêuticos ou com óleos vegetais (carreadores).
Principais cuidados: contraindicado para gestantes.
Atenção 1: como terapia, os óleos essenciais podem gerar respostas diferentes de pessoa para pessoa.
Atenção 2: não é recomendável o uso de óleos essenciais diretamente na pele ou sua ingestão, a não ser com recomendação de um profissional.