Nome científico: Cymbopogon winterianus
Nomes populares: Citronela, Citronela de Java.
Modo de extração: destilação a vapor das folhas.
Principais finalidades: existem duas variedades de citronela: a C. winterianus chamada de Citronela de Java, e a C. nardus, conhecida como Citronela do Ceilão. Não se pode falar que exista diferenças das ações entre os óleos essenciais de ambas, porém o aroma da winterianus é mais intenso e mais concentrado, com ação repelente mais eficiente. Planta conhecida como repelente de insetos, possui um aroma muito forte e pouco agradável para a maioria das pessoas. Até por isso não é comum seu uso em cosméticos, exceção aos produtos repelentes de inseto. Por ser estimulante, o ideal é evitar seu uso à noite, para não atrapalhar a qualidade do sono. Pode ser usado por pessoas com dificuldades em definir seu “lugar no mundo” e marcar suas posições.
No ambiente: é, provavelmente, o repelente natural mais utilizado atualmente. Também tem efeitos de afastar a negatividade e maus pensamentos.
Uso em cosméticos: pouco utilizado devido seu aroma forte e pouco agradável. Muito comum em repelentes naturais.
Alguns modos de usar: no ambiente (aromatizador de ambiente com vela ou elétrico, umidificador de ambiente, difusores de varetas, sprays de ambiente), em cremes terapêuticos ou com óleos vegetais (carreadores).
Principais cuidados: são desconhecidas contra-indicações específicas da Citronela.
Atenção 1: como terapia, os óleos essenciais podem gerar respostas diferentes de pessoa para pessoa.
Atenção 2: não é recomendável o uso de óleos essenciais diretamente na pele ou sua ingestão, a não ser com recomendação de um profissional.