Nome científico: Rosmarinus officinalis
Nomes populares: Alecrim, Alecrim do Norte.
Modo de extração: destilação a vapor das folhas e ramos.
Principais finalidades: alguns dos principais usos do óleo essencial de Alecrim estão relacionados a sua ação estimulante para melhorar a memória e a concentração (é chamado de “óleo do estudante”). Por ser um acelerador de metabolismo, na pele, quando associado a outros óleos essenciais, ajuda a aliviar os sinais de celulite e a controlar varizes. No couro cabeludo, auxilia a promover o crescimento do cabelo e controlar caspa. Revigorante do corpo e da mente, proporciona energia e confiança.
No ambiente: cria um ambiente refrescante e herbáceo.
Uso em cosméticos: pode ser aplicado em desodorantes, shampoos, cremes hidratantes, sabonetes e outros cosméticos. Possui aroma intenso, o que torna difícil o uso em produtos faciais.
Alguns modos de usar: em cosméticos, no ambiente (aromatizador de ambiente com vela ou elétrico, umidificador de ambiente, difusores de varetas, sprays de ambiente), difusores pessoais (colar ou pingente), em cremes terapêuticos, com óleos vegetais (carreadores) ou na gastronomia.
Principais cuidados: é desrecomendado para uso em crianças e pessoas com problemas de pressão arterial, convulsões e epilepsia. Também é recomendável que seu uso não seja feito à noite, pois, por ser estimulante, pode interferir na qualidade do sono.
Atenção 1: como terapia, os óleos essenciais podem gerar respostas diferentes de pessoa para pessoa.
Atenção 2: não é recomendável o uso de óleos essenciais diretamente na pele ou sua ingestão, a não ser com recomendação de um profissional qualificado.