Nome científico: Melaleuca armillaris
Nomes populares: Tea Tree, Melaleuca.
Modo de extração: destilação a vapor das folhas e ramos.
Principais finalidades: espécie de Tea Tree menos conhecida no Brasil, tem efeitos terapêuticos mais relacionados à imunidade e condições respiratórios, apesar de também atuar como anti-fúngico e antimicrobiana e anti-viral. Sua maior diferença é no aroma, bem mais leve e agradável que o Tea Tree “convencional”, sendo preferido na cosmética e perfumes.
No ambiente: aroma bem fresco e herbal. No ambiente é utilizado para “limpar” pensamentos negativos e infecções transmissíveis pelo ar. Em combinação com o Capim Limão, purifica o ambiente e, em combinação com a Lavanda, traz uma atmosfera harmoniosa e protetora.
Uso em cosméticos: de aroma mais suave, porém marcante e envolvente, pode ser usado puro ou em combinações com outros óleos essenciais. Usado em cremes, loções, shampoos e outros produtos de cuidados com a pele.
Alguns modos de usar: em cosméticos, no ambiente (aromatizador de ambiente com vela ou elétrico, umidificador de ambiente, difusores de varetas, sprays de ambiente), difusores pessoais (colar ou pingente), em cremes terapêuticos ou com óleos vegetais (carreadores).
Principais cuidados: são desconhecidas contra-indicações específicas do Tea Tree.
Atenção 1: como terapia, os óleos essenciais podem gerar respostas diferentes de pessoa para pessoa.
Atenção 2: não é recomendável o uso de óleos essenciais diretamente na pele ou sua ingestão, a não ser com recomendação de um profissional