Nome científico: Melaleuca alternifolia
Nomes populares: Tea Tree, Melaleuca.
Modo de extração: destilação a vapor das folhas e ramos.
Principais finalidades: de origem australiana, essa árvore possui elevada capacidade de se regenerar. Seu óleo essencial carrega essa característica, tendo como efeito mais conhecido os benefícios à pele: tratamento de infecções, acnes, espinhas, oleosidade excessiva da pele e cabelo, combate à caspa, picadas de insetos, ferimentos, psoríase, dermatite atópica e auxiliar em tratamentos para problemas de pele. O uso conjunto de Lavanda e Tea Tree é uma das melhores sinergias de óleos essenciais para pele de modo geral. O Tea Tree é um regenerador, trazendo a saúde para seu estado natural. É fungicida, bactericida e combate infecções virais, potencializando seu uso na pele, ao mesmo tempo em que fortalece o sistema imunológico.
No ambiente: aroma fresco, herbal e intenso. No ambiente é utilizado para “limpar” pensamentos negativos e infecções transmissíveis pelo ar. Em combinação com o Capim Limão, purifica o ambiente e, em combinação com a Lavanda, traz uma atmosfera harmoniosa e protetora.
Uso em cosméticos: de aroma intenso, deve ser usado em combinação com outros óleos essenciais para harmonizar o perfume. Usado em cremes, loções, shampoos e outros produtos de cuidados com a pele.
Alguns modos de usar: em cosméticos, no ambiente (aromatizador de ambiente com vela ou elétrico, umidificador de ambiente, difusores de varetas, sprays de ambiente), difusores pessoais (colar ou pingente), em cremes terapêuticos ou com óleos vegetais (carreadores).
Principais cuidados: são desconhecidas contra-indicações específicas do Tea Tree.
Atenção 1: como terapia, os óleos essenciais podem gerar respostas diferentes de pessoa para pessoa.
Atenção 2: não é recomendável o uso de óleos essenciais diretamente na pele ou sua ingestão, a não ser com recomendação de um profissional